Questionário vaga 7

O questionário SHARE da vaga 7 contém um total de 16 módulos, incluindo um módulo inicial, o SC (Coverscreen) respeitante às informações do agregado doméstico e de cada um dos seus membros.

Além dos módulos convencionais, o questionário da vaga 7 contém um módulo novo chamado SHARELIFE (histórias de vida). O SHARELIFE foca-se nas histórias de vida das pessoas, incluindo importantes áreas da vida do respondente, variando dos parceiros e filhos a história da habitação e do trabalho, assim como questões detalhadas sobre saúde e cuidados com a saúde.

Dando continuidade a dimensão longitudinal do projeto em Portugal, a vaga 7 conta com um módulo que se aplica apenas nas situações em que a pessoa entrevistada na vaga 6 faleceu. Este módulo contempla informações sobre o último ano de vida da pessoa falecida entre a vaga 6 e a vaga 7 do inquérito (módulo XT).

A entrevista tem uma duração média de 70 minutos por agregado, no caso do agregado ser composto por uma única pessoa elegível, e  de 110 minutos no caso do agregado conter duas pessoas elegíveis.

 

Tabela 1. Síntese dos módulos do questionário.

 

 Módulo

     Designação

    AC

Atividades

    PH

Saúde física

    RH

Retrospectiva sobre cuidados de saúde

    RA

Retrospectiva sobre habitação

    BR

Risco Comportamental

    RC

Retrospectiva sobre filhos e maternidade

    RE

Retrospectiva sobre emprego

    CF

Funções cognitivas

    CH

Família & filhos

    EP

Emprego & Pensões

    FT

Tranferências financeiras

    HC

Cuidados de saúde

    HH

Rendimentos do agregado

    HO

Alojamento

    MH

Saúde mental

    SP

Suporte social

 

Breve descrição de cada módulo:

AC(Actividades) contém uma série de perguntas que incidem sobre as actividades realizadas nos últimos 12 meses e o modo como os indivíduos se sentem em relação a diversos aspectos da sua vida.

PH (Saúde Física) procura captar vários aspectos da saúde do entrevistado, desde a auto-percepção da sua saúde a aspectos mais concretos do seu estado de saúde como a invalidez, doença crónica, dores e dificuldades sentidas no desempenho de actividades diárias.

RH (Retrospectiva sobre cuidados de saúde) analisa dados retrospectivos sobre cuidados de saúde do entrevistado.

RA (Retrospectiva sobre habitação) recolhe dados retrospectivos sobre a habitação.

BR (Risco Comportamental) recolhe informações sobre  os comportamentos de  relacionados com a saúde, como fumar, beber álcool e a realização de actividades físicas.

RC (Retrospectiva sobre filhos e maternidade) recolhe dados retrospectivos sobre os filhos e a maternidade.

RE (Retrospectiva sobre emprego) analisa dados retrospectivos sobre a situação de emprego do entrevistado

CF (Função Cognitiva) pretende avaliar quatro dimensões das funções cognitivas do entrevistado: memória, concentração, numeracia e fluência verbal.

CH (Família e Filhos) recolhe dados sobre os filhos e netos do entrevistado.

EP (Emprego e Profissão) recolhe informações sobre as eventuais actividades profissionais actuais do entrevistado, o rendimento que delas obtém assim como o rendimento de outras fontes e pensões.  

FT (Tranferências Financeiras) interroga o entrevistado sobre eventuais transferências e pagamentos regulares que possa ter pago ou recebido de outros, incluindo questões sobre heranças recebidas.

HC (cuidados de Saúde) inclui questões sobre a frequência com que o entrevistado procura cuidados médicos, desde a ida ao médico a estadias no hospital, e ainda questões sobre seguros de saúde ou outros apoios.

HH (Rendimento do Agregado) e CO (Consumo) pretendem compilar algumas medidas sumárias de vários tipos de rendimento e despesas do agregado (alimentação, combustível, electricidade e telefone).

HO (Alojamento) recolhe informações sobre a situação actual do alojamento  do entrevistado (dimensão, qualidade do alojamento, valor da propriedade, hipotecas, rendas, etc.).

MH (Saúde Mental) apura a percepção do entrevistado sobre as suas condições de vida e recolhe informações sobre os seus eventuais problemas emocionais.

SP (Apoio Social) recolhe informações sobre os apoios que os entrevistados recebem da família e de outras pessoas que não pertençam ao seu agregado familiar, apurando ainda a forma como os membros do agregado se entreajudam.

 

 

Para aceder ao questionário completo, por favor clique aqui.