plugin.tt_news ERROR:
No pid_list defined

Calendarização

Nona Vaga (2022)

Decorreu de Janeiro a Agosto de 2022 a recolha de informação da vaga 9 com entrevistas presenciais.

Corona 2 (2021)

Em Junho/Julho de 2021, teve lugar uma nova recolha de informação por telefone (CATI2) que visou a recolha de informação sobre o impacto da pandemia a médio prazo.

Corona 1 (2020)

Em Junho/Julho de 2020, realizou-se à recolha de informação sobre o impacto da pandemia, em entrevistas de curta duração realizadas pelo telefone (CATI1). Os dados recolhidos foram disponibilizados aos utilizadores SHARE registados, em Dezembro de 2020.

Oitava Vaga (2019-2020)

Devido à pandemia de COVID-19, os trabalhos de recolha presencial da informação da vaga 8 não foram iniciados em Portugal, e nos países que já tinham iniciado a recolha de dados, o trabalho teve que ser interrompido em Março de 2020.

Sétima Vaga (2017-2018)

A 7ª vaga é semelhante à 3ª vaga para os países que não realizaram esta última, como no caso de Portugal. Assim, na 7ª vaga recolheram-se histórias de vida dos entrevistados que não participaram na 3ª vaga.

Sexta Vaga (2015)

Na 6ª vaga é retomada a recolha de informação sobre as redes familiares e sociais dos indivíduos de 50 e mais anos, com o objetivo de compreender as alterações registadas a este nível durante o processo de envelhecimento. Relativamente à dimensão da saúde, será dado um passo importante com a recolha de amostras sanguíneas (por picada no dedo) que permitirão complementar os indicadores objetivos de saúde. Contudo, este módulo não foi aplicado em todos os países, nomeadamente Portugal.A Croácia participa pela primeira vez no estudo SHARE.

Quinta Vaga (2013)

A 5ª vaga do SHARE inclui questões adicionais que visam apurar as consequências da crise europeia nas condições de vida da população de 50 e mais anos. De assinalar ainda a integração do Luxemburgo no consórcio SHARE. Por problemas de ordem financeira, Portugal apenas participou marginalmente nesta vaga do SHARE.

Quarta Vaga(2010 e 2011)

Para além de informações também recolhidas na primeira e segunda vaga do SHARE, foram recolhidos dados sobre as redes sociais dos indivíduos de 50 anos e mais. Trata-se da primeira vaga do inquérito em Portugal.

Terceira Vaga (2008 e 2009)

Esta vaga ficou marcada pela introdução de um novo questionário (SHARELIFE) que recolheu histórias de vida dos indivíduos da amostra do SHARE.

Segunda Vaga (2006-2007)

No segundo momento de recolha de dados outros três países da União Europeia juntam-se ao SHARE: a Polónia, a República Checa e a Irlanda. Com esta segunda etapa, o projecto adquire uma dimensão longitudinal. Procede-se a nova recolha de informação sobre os indivíduos da amostra que já tinham participado na primeira vaga do SHARE. Acrescentam-se ainda novos indivíduos, correspondentes a novas gerações de pessoas que entre 2005 e 2006 atingiram os 50 anos.

Primeira Vaga (2004-2005)

Onze países participaram na primeira recolha de dados do SHARE que teve lugar em 2004 e 2005. Estes países eram representativos das diferentes zonas da Europa:

  • Escandinávia (Dinamarca e Suécia)
  • Europa Central (Áustria, França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda)
  • Europa do Sul (Espanha, Itália e Grécia)

Nota: Israel adere ao projecto entre a primeira e a segunda vagas, procedendo à recolha de dados entre 2005 e 2006.