plugin.tt_news ERROR:
No pid_list defined

Calendarização

 

Oitava Vaga (2019-2020)

Na 8ª vaga, cuja recolha se prevê que decorra em Portugal a partir de Setembro de 2020, será solicitada aos entrevistados informação mais detalhada sobre a ocupação do tempo. Serão utilizados novos testes que visam a obtenção de novas medidas objetivas de saúde.

 

Sétima Vaga (2017-2018)

A 7ª vaga é semelhante à 3ª vaga para os países que não realizaram esta última, como no caso de Portugal. Assim, na 7ª vaga recolheram-se histórias de vida dos entrevistados que não participaram na 3ª vaga.

 

Sexta Vaga (2015)

Na 6ª vaga é retomada a recolha de informação sobre as redes familiares e sociais dos indivíduos de 50 e mais anos, com o objetivo de compreender as alterações registadas a este nível durante o processo de envelhecimento. Relativamente à dimensão da saúde, será dado um passo importante com a recolha de amostras sanguíneas (por picada no dedo) que permitirão complementar os indicadores objetivos de saúde. Contudo, este módulo não foi aplicado em todos os países, nomeadamente Portugal.A Croácia participa pela primeira vez no estudo SHARE.

 

Quinta Vaga (2013)

A 5ª vaga do SHARE inclui questões adicionais que visam apurar as consequências da crise europeia nas condições de vida da população de 50 e mais anos. De assinalar ainda a integração do Luxemburgo no consórcio SHARE. Por problemas de ordem financeira, Portugal apenas participou marginalmente nesta vaga do SHARE.

 

Quarta Vaga(2010 e 2011)

Para além de informações também recolhidas na primeira e segunda vaga do SHARE, foram recolhidos dados sobre as redes sociais dos indivíduos de 50 anos e mais. Trata-se da primeira vaga do inquérito em Portugal.

 

Terceira Vaga (2008 e 2009)

Esta vaga ficou marcada pela introdução de um novo questionário (SHARELIFE) que recolheu histórias de vida dos indivíduos da amostra do SHARE.

 

Segunda Vaga (2006-2007)

No segundo momento de recolha de dados outros três países da União Europeia juntam-se ao SHARE: a Polónia, a República Checa e a Irlanda. Com esta segunda etapa, o projecto adquire uma dimensão longitudinal. Procede-se a nova recolha de informação sobre os indivíduos da amostra que já tinham participado na primeira vaga do SHARE. Acrescentam-se ainda novos indivíduos, correspondentes a novas gerações de pessoas que entre 2005 e 2006 atingiram os 50 anos.

 

Primeira Vaga (2004-2005)

Onze países participaram na primeira recolha de dados do SHARE que teve lugar em 2004 e 2005. Estes países eram representativos das diferentes zonas da Europa:

  • Escandinávia (Dinamarca e Suécia)
  • Europa Central (Áustria, França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda)
  • Europa do Sul (Espanha, Itália e Grécia)

Nota: Israel adere ao projecto entre a primeira e a segunda vagas, procedendo à recolha de dados entre 2005 e 2006.