plugin.tt_news ERROR:
No pid_list defined

Limites da base de amostragem

1. Para cada indivíduo da base de amostragem existe um endereço associado. Contudo, a base de amostragem fornecida pelo parceiro institucional do SHARE-Portugal (ACS) não inclui os nomes dos indivíduos que utilizam o Sistema Nacional de Saúde. Isto significa que não é possível identificar o membro do agregado originalmente selecionado para a entrevista SHARE e que nem sempre a informação auxiliar da base de amostragem referencia a pessoa que foi efectivamente seleccionada. Por esta razão, esta base foi tratada como uma base de amostragem de agregados domésticos. Para cada agregado doméstico da amostra, sabe-se apenas que existe pelo menos uma pessoa 50 e mais anos.

2. O endereço no registo de utentes do SNS pode não coincidir com o endereço onde as pessoas, de facto, residem. Por exemplo, algumas pessoas podem mudar de residência sem que haja uma actualização dessa informação no registo de saúde, pois não querem correr o risco de mudar de centro de saúde ou de médico de família.

3. Cerca de 5.8% dos endereços estão incompletos (por exemplo, não contêm os 7 dígitos do código postal). Os indivíduos a que correspondem estes endereços foram excluídos da base de amostragem porque não é possível saber a que região do país pertencem (a região é tida em conta no desenho da amostra). No entanto, de acordo a análise estatística realizada, não existem diferenças estatísticamente significativas nas distribuições por idades e sexos dos indivíduos incluídos e excluídos da base de amostragem.

4. A base de amostragem não abrange indivíduos elegíveis que não estejam registados no Sistema Nacional de Saúde. A dimensão deste erro é desconhecida, mas julga-se que seja muito pequena.

5. A base de amostragem inclui pessoas que residem em instituções. No entanto, a amostra de base do SHARE exclui estes indivíduos.

6. A base de amostragem nem sempre contém os contactos telefónicos dos indivíduos.

7. A base de amostragem não contém informação sobre a dimensão do agregado doméstico.